Há alguns dias, a assessora de comunicação da Agência Onda Web, de Porto Alegre, me procurou pedindo uma entrevista.

A Onda Web possui um blog corporativo dedicado a produzir conteúdo para seus clientes, parceiros, amigos e também pra gente como você.

Na entrevista, falamos sobre a diferença do texto publicitário na web e nas outras mídias, sobre as funções do redator publicitário no marketing digital e também sobre a importância da produção de conteúdo relevante para o aumento de vendas.

Aqui, você pode ler três perguntas respondidas por mim. Mas se quiser conferir a entrevista completa fique à vontade.

________________

- Primeiramente, o que faz um redator publicitário?


Um redator escreve. Um publicitário faz propaganda. Um redator publicitário escreve propagandas. Tanto faz se é um roteiro, um folder, um folheto, um texto institucional ou um twitt. O redator publicitário bom é aquele que escreve textos que colaboram para o crescimento de uma instituição.

___________

Qual a maior diferença entre redação publicitária para web e para mídias convencionais? O que o redator deve levar em conta ao escrever para a web?


A principal diferença é a interação. A internet é social. Ela oferece a oportunidade de uma agência da Porto Alegre entrevistar um redator de São Paulo. Isso é interatividade. É isso que as agências (online ou não) precisam entender para serem bem sucedidas em suas estratégias.

Quanto à redação em particular, cabe ressaltar que, quanto mais pessoal for a mensagem, mais bem sucedido será seu resultado. Dizem que comunicação não é o que você fala, mas o que o outro entende. Essa máxima é potencializada na internet.

O redator que deseja escrever para web precisa, sim, pensar em SEO e saber como se comportam os motores de busca para uma boa indexação de seus textos. Mas o principal é saber que está disputando atenção com o orkut, o twitter e o facebook. Ou seja: é preciso ser muito interessante e pessoal para fazer alguém investir seu pouco tempo lendo um texto publicitário.

__________

O que um blog corporativo agrega para os negócios de uma empresa, e onde a redação publicitária se encaixa na geração de conteúdo para esse tipo de mídia?


Nesse artigo, eu comentei sobre uma pesquisa da Hubspot que faz uma comparação entre sites de empresas com blogs e sites de empresas sem blogs. A conclusão é que sites institucionais com blogs possuem: 55% mais visitas, 97% mais links externos; 434% mais páginas indexadas em sites de buscas.

Ou seja, eles são muito mais visitados.

Sites mais visitados vendem mais? Não necessariamente. É preciso que haja conteúdo relevante para que a audiência do blog seja qualificada.

É aí que entra o redator publicitário.

O redator vai escrever sobre assuntos relacionados à marca, a fim de fidelizar uma audiência simpatizante da empresa; e trazer visitantes oriundos de sites de buscas. Sempre com um objetivo em mente: transformar desconhecidos em amigos, e amigos em clientes.

_________

Para conferir a entrevista completa, visite o blog da Onda Web.

Leia também: